segunda-feira, 28 de maio de 2012

A questão Grega e visão bíblica de alguns votos amorosos



Como é que as Escrituras Sagradas, em especial os escritos cristãos, mostram o que está envolvido quando casais votam, numa cerimônia de casamento, amar um ao outro?
As Escrituras Cristãs foram escritas em grego. Os gregos dispõem de quatro palavras traduzidas pela palavra portuguesa “amor”. A primeira palavra grega é éros, e refere-se ao amor romântico — o amor entre os sexos. A segunda é storgé, amor entre os membros da família. A terceira é filía, referindo-se à afeição sentida por amigos. E a quarta é agápe, um amor baseado em princípios divinos, ao invés de nas emoções ou egoísmo.
Os escritores clássicos do grego, tais como Platão, Sócrates e Aristóteles usaram repetidas vezes a palavra éros em seus escritos. Mas raramente usaram a palavra agápe. Por outro lado, o N.T usa agápe cerca de 250 vezes, mas não usa éros nem uma vez sequer. Por que se dá isto? Subentende tal coisa que a Bíblia — e portanto seu Autor, Yahweh — não aprova o éros, o amor romântico?
Dificilmente poderia acontecer isto, porque Deus foi o Criador do homem e da mulher. Ele criou as diferenças físicas neles e a atração entre eles, de modo que se unissem naturalmente em matrimônio. Ademais, há muitos relatos na Bíblia que tratam do assunto do amor romântico. O de Isaque e Rebeca é fornecido no capítulo 24 de Gênesis, onde lemos: “Tomou [Isaque] assim Rebeca e ela se tornou sua esposa: e ele se enamorou dela (a amou, Pont. Inst. Bíblico).”
Outro caso notável foi o do amor de Jacó por Raquel. “Jacó passou a servir [ao pai de Raquel] sete anos por Raquel, mas eles se mostraram aos seus olhos como apenas alguns dias, por causa do seu amor por ela.
É este amor agápe que um casal vota dedicar um ao outro  quando fazem seus votos matrimoniais. O amor romântico que o casal sente um pelo outro em seu dia de núpcias se aprofundará e ampliará, à medida que o tempo passe. O amor romântico é lindo e é de grande ajuda para se fazerem ajustes na vida de casado, mas não é o alvo primário na vida dum cristão,  Assim, seu amor uns pelos outros deveria ser de qualidade tão superior que estariam dispostos a dar sua vida, se necessário, para proteger e beneficiar seus irmãos. Os maridos e as esposas devem mostrar esta mesma qualidade de amor em todo o seu relacionamento matrimonial.

Baseado em:

http://bibliotecabiblica.blogspot.com.br/2010/03/amor-eros-novo-testamento.html