terça-feira, 27 de novembro de 2012

Uma questão de Honestidade ...



Ainda ontem ouvi na fila do banco, aquele é honesto, a partir daí comecei ao mínimo investigar internamente e querer descobrir qual o sentido nato e verdadeiro dessa expressão, meu dicionário deu a seguinte afirmação.: qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. Ora então a honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.
Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil, porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.
Na atualidade segue-se cada vez mais sobre uma pressão falsa e tênue, onde os bens em dinheiro ou a capacidade de controle-e sobre indivíduos supera a questão da  verdade concreta que coexistem de forma intrínseca no ser humano, são nas atitudes simples de caráter ou falta dela que você os conhece.
Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade vai muito além dessas questões simplórias, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros. Para Grimaldi O amor pode ser definido em duas palavras: Honestidade e respeito.
 Já para podermos encerrar esse tópico Clarisse Lispector em sua obra Água vivia, nos deixa a seguinte reflexão.: Eu amo a minha liberdade, amo a honestidade das pessoas, não a considero uma virtude, mas sim, um compromisso. Gosto de ter amigos, ainda que poucos, porém pessoas raras, incomuns, loucas de preferência (...) Acredito no amor universal e nas pessoas que o exercitam, as demais ignoro e lamento!"