Faça muuuito amor
Ok, você já sabe que sexo é importantíssimo para qualquer relação. Mas há explicação científica. Estudiosos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, perceberam que quando transamos nosso corpo libera oxitocina, um hormônio que ajuda a criar laços emocionais com o parceiro. Avise já o seu namorado. Afinal, vocês não podem (nem devem, nesse caso) ir contra as mais novas descobertas da ciência, certo?
Proteja o quarto
Nada de discutir a relação ou fazer planilhas de orçamento na cama. O quarto é lugar sagrado para namorar. "Nos momentos especiais, é melhor evitar assuntos que possam gerar atritos , diz o psicólogo Marcelo Toniette, de São Paulo. Precisa fazer a DR? Reserve um tempo para conversar quando os dois estiverem tranquilos. Sentem-se frente a frente e não o acuse, só diga o que incomoda você.
Hasteie a bandeira branca
Estão em meio a uma briga? Chame-o por um apelido carinhoso. Isso vai esfriar os ânimos, segundo um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology. "Você foge do script da discussão e faz com que o outro se desarme", diz Arthur Figer, psicólogo do Rio de Janeiro.
Veja o lado bom
Quando receber um presente que não tem nada a ver ou for levada para um lugar de que não gostou, em vez de surtar, ressalte quanto adorou a atitude. "Pode não ser o que você gostaria, mas ele gastou tempo tentando deixá-la feliz", diz a psicóloga Lucrecia Nizzo, do Rio de Janeiro. Merece um beijo bem longo e um elogio pela tentativa, vai!
Ajude sem cobrar
Agradar sem esperar reciprocidade melhora o humor da pessoa amada. Essa foi a conclusão de uma pesquisa da Columbia University, nos EUA. "Perceber que a pessoa não deseja nada em troca provoca desejo de retribuir", diz Figer. Tome a dianteira e coloque você o nome dos dois na lista vip e avise que não precisa se preocupar: é só se jogar na pista!
Seja clara
Não tem jeito: os homens não costumam entender mensagens subliminares e, por isso mesmo, odeiam. "Mulheres que abrem o jogo e conversam quando estão insatisfeitas saem na frente das que ficam nas indiretas", diz Lucrecia. Por isso, seja sincera. Se ficou chateada por ele ter esquecido o aniversário do primeiro beijo de vocês, não feche a cara esperando até ele se lembrar da data. Compre um champanhe e explique o porquê da comemoração.
Acenda as luzes
Está (cientificamente) comprovado: o amor é cego. Segundo estudo da Universidade de Groningen, na Holanda, casais consideram seu parceiro mais atraente do que realmente é aos olhos de estranhos. Por isso, desencane e exiba o corpinho para ele – com as luzes acesas.
Beije de verdade
Decrete o fim dos selinhos. O beijo apaixonado, daqueles de cinema, tem efeito surpreendente para despertar e manter a intimidade de um casal. Claro que vocês não precisam protagonizar cenas hollywoodianas toda hora. Mas nada de trocar os enlaces apaixonados do começo de namoro por selinhos.
Libere adrenalina
Passar por situações emocionantes que liberam adrenalina é um ótimo estímulo para o amor, faça loucuras no carro, ou qualquer outro lugar que seja fascinantes para os dois segundo um estudo da Stony Brook University, nos Estados Unidos.
Estimule a paquera
Quanto mais tempo vocês passam paquerando um ao outro, mais forte o relacionamento fica. E isso não é coisa da sua cabeça. Uma pesquisa daUniversidade do Texas, nos Estados Unidos, mostra que longos flertes fazem com que os casais se aproximem. Portanto, volte a provocá-lo.