terça-feira, 16 de abril de 2013

O casamento é uma instituição falida? Lado 2


Inúmeras causas que podem determinar o fracasso de um casamento, mas existem algumas podem determinar o sucesso do mesmo. As maiores são a evolução e a cumplicidade.
Se duas pessoas juntas buscam evoluir mutuamente a relação dificilmente desanda. O casal escala montanhas e enfrenta as barreiras com mais força do que enfrentariam sozinhos. Quando um ajuda ao outro, maximizam a evolução em vários aspectos da vida, tornando-se parceiros perfeitos.



Você confia em alguém?
       Para evoluir ao lado de alguém é necessária muita cumplicidade. Conhecimento e respeito, acima de tudo, estão presentes nessa área. Duas pessoas tornam-se cúmplices quando passam a dividir segredos, sonhos e ideias. Quando duas pessoas olham numa mesma direção e buscam juntas o mesmo objetivo, nada parece poder detê-los.
    A falta desses fatores é presente na maioria dos casais. Conheço pouquíssimos que evoluem juntos e fazem algo mais do que suprir seus desejos hormonais e suas carências afetivas -coisas que poderiam fazer com outras pessoas. São atividades conversas e carinhos e relações que devem aproximar o casal: por exemplo um jantar romântico preparado pelos dois, afinal a construção de um relacionamento esta intimamente ligado a consideração que um sente pelo outro. Isso tudo pra não falar na confiança, que é algo primordial. Só quando há plena confiança pode haver uma entrega completa. E se dois parceiros não estão entregues um ao outro, certamente não poderão evoluir juntos, nem na vida nem como casal. A confiança também é primordial para que haja cumplicidade e companheirismo num relacionamento. É a chave que aproxima as pessoas em vez de afastá-las. E sem aproximação, não há relação, não é complicado apenas temos que aprender:

Quando existe sentimento verdadeiro não existem desculpas para se afastar quem se ama.